Translate

domingo, 22 de abril de 2018


A importância da água na atividade física



Será que você bebe a quantidade de água de que precisa? Vale destacar que o corpo humano tem cerca de 60% em sua composição corporal, e que este índice sobe para 75% devido aos nossos músculos. Ela tem função reguladora da temperatura corporal e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes. Os músculos dependem de determinados sais minerais e a água para realizar toda e qualquer contração.

A saúde e o funcionamento do corpo humano estão diretamente ligados a quantidade de água que consumimos no nosso dia-dia, por isso é importante ingerir muita água. A ingestão de água deve ser calculada individualmente, pois seu percentual depende da pessoa, sendo baseado na idade, sexo, massa muscular, biótipo físico e tecido adiposo, até porque existem aqueles que transpiram mais do que outros, ou vivem em um local frio, o que faz com que o indivíduo venha a transpirar pouco.

Devemos recolocar ao longo de cada dia a água que perdemos na correria do nosso cotidiano, para manter a saúde equilibrada e auxiliar no funcionamento do organismo. Pesquisas fizeram uma estimativa de que um adulto precisa de aproximadamente 1ml de água/Kcal/dia ou 35ml/kg e uma criança entre 50-60 ml/kg.

Já os atletas, tem uma necessidade de água bem diferente. No esporte é importante repor a água em quantidades certa antes, durante e depois das atividades físicas. No entanto é valido ressaltar que o atleta tem consciência de seu organismo além de ter um acompanhamento profissional o que ajuda nos cuidados alimentares.

Importantes funções da água:
·         Ajuda a circulação dos nutrientes pelo organismo;
·         É um dos melhores lubrificantes nas articulações;
·         Ajuda regular a temperatura do nosso corpo, através do suor;
·         É essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção.
Lembrando que parte da ingestão diária de água vem dos líquidos como a própria água, sucos, chás e etc, porém os alimentos ajudam com proporções variadas de água também, como por exemplo, melancia, tomate, melão, abacaxi entre outros. Uma pequena quantia de liquido é obtida através da água do metabolismo, formadas durante a produção de energia (respiração celular). Então podemos afirmar que a água é muito importante e necessária há nossa saúde, por isso, devemos sempre lembrar que sem uma alimentação regulada, sem água e sem atividade física nossa saúde pode estar em perigo, ou seja, se seguirmos esses três fatores de forma correta sempre estaremos bem e tentar fazer o possível para que essa conscientização se torne um estilo de vida saudável.

Aqui vão algumas dicas para se exercitar sem deixar a secura tomar conta do organismo:

Antes: Nas duas horas que antecedem o momento da malhação, ingira de 250 a 500 ml de água.

Durante: Procure a cada 15 minutos, beber de 125 a 250 ml de água, e se a atividade durar mais do que 1 hora, faça uso de água de coco, e isotônicos que podem ser uma boa opção, isso se tiver o acompanhamento de um especialista.

Depois: Urina escassa e amarelada é um sinal claro de desidratação. A reposição deve ser na mesma medida que perdeu de peso, e se possível imediatamente.

Fonte: www.isabellezanoni.com.br



Nenhum comentário: