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quinta-feira, 11 de março de 2010

Posição streamline

POSIÇÃO STREAMLINE





O "streamline" é tão importante em natação que ainda não foi encontrada uma tradução apropriada para a palavra que representa uma posição mais do que fundamental para qualquer nadador, em qualquer idade, nível ou estilo. A posição de streamline deve ser aplicada em todas as saídas, viradas e até mesmo em algumas posições do nado.Para isso, listamos 10 dicas para incrementar e desenvolver melhor a posição nos seus atletas. Lembre-se isso serve para qualquer nível de atleta!


1 - Coloque uma mão sobre a outraNo momento do deslize, é importante que uma mão esteja sobre a outra, com o polegar da mão que está em cima flexionado pressionando a mão de baixo. Tal posição deve ser mantida com segurança pois com a pressão da impulsão as mãos podem ser afastadas. Existem treinadores que sugerem um "leve" quebrar do punho, mantendo a posição das mãos um pouco abaixo do streamline, como um bico de golfinho.


2 - Mantenha as mãos paralelas com a superfícieDa mesma forma que o corpo precisa estar o mais plano possível, os braços e mãos fazem parte desta projeção. Má posição neste item pode causar aumento da resistência e diminuição da potência do streamline.


3 - Feche bem os braçosMuitos nadadores têm dificuldade nesta ação por conta da falta de flexibilidade nesta posição. A idéia é ter os braços o máximo extendido possível, sem qualquer flexão e cruzados por detrás da cabeça. Braços semi-flexionados ou semi-abertos são os inimigos mortais do streamline.


4 - Aperte os biceps atrás dos seus ouvidosEsta posição só é possível para quem tem uma boa flexibilidade e faz o movimento com tranquilidade. A intenção é pressionar os bíceps contra os seus ouvidos e não contra a parte de trás da sua cabeça.


5 - Cabeça alinhada com o corpoÉ talvez o erro mais comum. Manter a cabeça totalmente alinhada com o corpo é fundamental para uma boa execução de streamline.


6 - Contração do corpoA intenção é fazer uma espécie de torpedo com o seu próprio corpo. Assim você pode até contrair os glúteos e ter uma forma mais alinhada e propícia para a performance da propulsão e deslize. Tal contração demora alguns segundos e logo em seguida o relaxamento para o final do movimento.


7 - Matenha as pernas extiradasAssim como nos braços, a flexibilidade é que determina a qualidade deste movimento. Mantenha as pernas extiradas e juntas.


8 - Aponte os dedos dos pésEssa dica já é buscando uma perfeição no movimento. O movimento incluí apontar os dedos dos pés para o lado oposto do nadador.


9 - Pés juntosNa contração do corpo os pés entram neste processo também. Um levemente sobre o outro e contraídos para melhor extensão e minimização da resistência.


10 - Sempre vá um pouquinho mais longeToda vez que praticar o streamline procure sempre incrementar a qualidade diminuindo a resistência e aumentando a potência da impulsão. Faça isso diariamente e os resultados virão com naturalidade.

FONTE: www.bestswimming.com.br

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